ADAS - Advanced Driver Assistance Systems

Normalmente associado à condução autónoma de veículos, o ADAS engloba muitas outras funcionalidades, desde a ajuda ao estacionamento, o assistente de faixa de rodagem, ou o cruise control adaptativo, entre muitos outros. Para tal, estes sistemas contam com uma gama ampliada de sensores, de entre os quais se destacam os radares, LIDAR’s e as câmaras.


As câmaras “observam” a envolvente do veículo, transmitindo essa informação a uma unidade de comando, capaz de determinar potenciais objetos (outros veículos, peões, etc) no trajeto do veículo, e calcular a distância até esses obstáculos. Através de linhas de comunicação digital de alta velocidade, é solicitado ao sistemas de direção e travagem do veículo que procedam a ajustes de forma a evitar o obstáculo, ou mesmo parar atempadamente. Consoante a configuração do veículo e finalidade do sistema ADAS, podem existir uma ou várias câmaras. As mais utilizadas situam-se no pára-brisas (para determinar obstáculos na frente do veículo, ajustar a velocidade em cruise control adaptativo, ou manter a faixa de rodagem), as câmaras de retaguarda (para ajuda ao estacionamento), ou as câmaras que substituem os espelhos retrovisores laterais (exemplo do Audi e-Tron).


Os LIDAR, ou Light Detection and Ranging, são uma tecnologia ótica de deteção remota que mede propriedades da luz refletida de modo a obter a distância e/ou outra informação a respeito de determinado objeto distante. O método mais utilizado para determinar a distância a um objeto é a utilização de laser pulsado. A distância a um objeto é determinada medindo a diferença de tempo entre a emissão de um pulso laser e a deteção do sinal refletido, de forma semelhante à tecnologia do radar.



Os sensores de Radar utilizam um princípio idêntico ao LIDAR, porém, em vez da emissão de luz, os obstáculos e respetivas distâncias são identificados através da emissão (e posterior receção) de ondas de rádio. O radar determina o tempo entre a emissão e a receção de um sinal de rádio, conseguindo desta forma identificar qual a distância para um objeto no seu raio de alcance. Os sensores de radar utilizados em sistemas ADAS são normalmente agrupados em duas categorias: os radares de longo alcance, e os radares de curto alcance. Os primeiros são normalmente associados à condução autónoma, dada a possibilidade de identificar obstáculos mais distantes, o que permite aos sistemas de direção e travagem atuarem sobre a dirigibilidade do veículo.

Estes sensores podem existir a solo, ou ser combinados entre si, aumentando o leque de funcionalidades dos sistemas de ajuda à condução que podem existir no automóvel. Alertamos o leitor que o diagnóstico e reparação deste tipo de componentes carecem de técnicos especializados e equipamentos específicos, dada a sua complexidade de funcionamento.

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