Como diagnosticar uma UCE?

Com a chegada das normas de despoluição no início da década de 90, os fabricantes viram-se obrigados a encontrar alternativas para os seus modelos mais poluentes, sem prejuízo das prestações que os clientes estavam habituados. Se nos modelos de gama alta a eletrónica já era uma realidade por essa altura, nos modelos de gama média e baixa, a substituição da alimentação de combustível a carburador massificou a introdução das UCE’s. Nesses tempos, era comum referirmo-nos a estes dispositivos como “a centralina”, o cérebro de funcionamento das suas operações de injeção e ignição, pese embora alguns modelos já equipassem com outras unidades de comando para funções como por exemplo o ABS.


Hoje, os nossos veículos equipam dezenas (senão mesmo centenas) de unidades de comando, com uma enormíssima capacidade de processamento de dados. Contrariamente há três décadas atrás, não podemos falar em “a centralina”, mas sim em qual das muitas que estão espalhadas pelo automóvel, cada uma com a sua importância. Vejamos então o que é e como funcionam as unidades de comando eletrónicas.


Constituição e Funcionamento


Uma Unidade de Comando Eletrónica é um dispositivo capaz de gerir o funcionamento de um ou mais atuadores, tendo por base a leitura de parâmetros medidos por sensores. Um sistema de cartografia de dados permite adaptar o funcionamento dos atuadores obtendo a melhor performance do sistema a controlar. Podemos esquematizar o funcionamento de uma UCE recorrendo ao seguinte diagrama de blocos:



Constituição da UCE


À semelhança de um computador, uma UCE consegue processar a informação proveniente dos sensores, e garantir o funcionamento dos atuadores recorrendo a hardware e software especificamente desenvolvidos, nomeadamente:


Microprocessador – Dispositivo capaz de processar a informação proveniente dos sensores em tempo real;


Memória – EPROMs ou Flash Memory que permitem armazenar o software. Este tipo de memórias tem a possibilidade de escrita (ex. Atualização software, reprogramação, etc);


Conversor A/D – Grande parte dos sensores gera sinais analógicos. Como os microprocessadores só processam sinais digitais, estes dispositivos efetuam a sua conversão.


Hardware – Todo o conjunto de componentes eletrónicos impressos e/ou ligados a uma placa de circuito impresso;


Software – Programação informática com a cartografia específica para determinada aplicação.

Diagnosticar uma UCE


Ao efetuar diagnóstico a uma UCE, o técnico deve ter em consideração alguns controlos primários:


- Garantir que a UCE está devidamente alimentada, com alimentações positivas e massas. Chama-se a atenção para a existência frequente de mais do que uma alimentação positiva e negativa, devendo o técnico examinar todas as linhas.


- Verificar que chegam os sinais provenientes dos sensores, para que a UCE possa ter inputs de forma a processar essas informações. Caso não lhe cheguem sinais, ou os mesmos estejam em más condições, a UCE irá despoletar erros que podem por vezes ser confundidos com avarias internas da mesma.


- Comprovar a saída de comandos para os atuadores, através da verificação de sinais imadiatamente à saída da UCE. Por vezes, os controlos realizados junto aos acionadores podem induzir em erro, devido a cablagens danificadas.

Atualizações de Software


À semelhança do seu smartphone ou PC, também as unidades de comando podem ser sujeitas a atualizações de software. Estas atualizações têm por objetivo corrigir erros de programação ou firmware detetados pelos fabricantes.

Estas atualizações de software são disponibilizadas pelos fabricantes, através dos seus equipamentos de diagnóstico, ou com equipamentos compatíveis com a norma SAE J2534, mais conhecida como Pass-Thru.

São cada vez mais as avarias eletrónicas que apenas conseguem ser resolvidas mediante atualização do software, como no exemplo abaixo, de um Peugeot 308 1.6 Hdi.



A quantidade de unidades de comando presentes nos automóveis gerou um novo desafio para os fabricantes: como conseguir que todas troquem informação entre si? A resposta a esta questão será abordada num próximo artigo, onde falaremos sobre Multiplexagem.

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