Qual a importância do filtro secador no circuito de ar condicionado?

Durante o ciclo frigorífico, o fluido refrigerante (R134a ou R1234yf) é sistematicamente comprimido e expandido, com o seu consequente aquecimento e arrefecimento. Estes processos originam o pior inimigo do circuito frigorífico: a humidade!


Ao misturar-se com o fluido refrigerante, a humidade produz partículas ácidas, que irão corroer tubagens e componentes, como por exemplo o compressor ou a válvula de expansão.


É aqui que entra um componente várias vezes esquecido na manutenção ao sistema de ar condicionado: o filtro secador.



Este elemento, fabricado em material altamente higroscópico, retém a humidade quando atravessado pelo fluido refrigerante. Tem ainda como função a filtragem de partículas metálicas, numa eventual situação de gripagem do compressor.



Localização do filtro secador


O filtro secador pode ser encontrado em duas localizações, consoante o tipo de circuito hidráulico.


Nos sistemas frigoríficos que utilizam válvula de expansão, o filtro é encontrado logo à saída do condensador, na linha de alta pressão. Nos modelos mais recentes, o filtro é parte integrante do próprio condensador.



Nos circuitos com tubo de expansão, o filtro secador é colocado antes do compressor, na linha de baixa pressão, e tem também a função de separador de líquido.


Quando deve substituir o filtro secador?


Embora não haja uma periodicidade definida para a substituição deste elemento, deve equacionar a mesma nas seguintes situações :


  • Gripagem do compressor. A rotura deste elemento liberta partículas metálicas, que irão ficar retidas no filtro, colmatando-o.

  • Um sintoma de um excesso de humidade no circuito traduz-se numa alta pressão muita alta, e baixa pressão demasiado baixa. Pode, por exemplo, significar o bloqueio da válvula de expansão por congelamento.

  • Sempre que o circuito fique aberto e exposto ao ar por um período longo, deve substituir o filtro, pois o mesmo absorveu humidade do exterior.


O reparador que executa as intervenções no sistema de ar condicionado deve aconselhar o seu cliente quanto à substituição do filtro secador, prevenindo eventuais avarias de montantes avultados.


709 visualizações0 comentário