Com o aumento das exigências técnicas de funcionamento, a partir do aumento de funcionalidades e unidades de comando, tornou-se inviável a continuidade da utilização dos estados analógicos.
A Multiplexagem consiste numa rede que tem por fim transmitir uma ou mais mensagens por via de um só canal de comunicação, em formato digital.
A transmissão de dados entre unidades comando é feita a partir de código binário (estados de 0 ou 1) que, de acordo com o tipo de comunicação, corresponderá a uma ou mais mensagens que desenvolvem análise e/ou ação por parte das unidades de comando. Ao comunicar em linguagem digital, são transmitidas informações de forma rápida, fácil e viável para uma optimização e melhoria do funcionamento dos sistemas.

Ao longo dos anos têm sido desenvolvidos vários protocolos de comunicação, ora impulsionados pelos grandes construtores do setor, como a Bosch, ora pelos próprios fabricantes de automóveis, que pretendem dotar os seus modelos com equipamento e funcionalidades específicas.
Encontra abaixo os protocolos mais utilizados nos automóveis atuais. Cada um dos protocolos será alvo de análise detalhada em artigos próximos.
CAN-Bus (Controller Area Network) – É a rede mais utilizada pela maioria dos fabricantes de veículos dada à sua rapidez de comunicação, surgiu no mercado em 1987 e até há poucos anos era a comunicação mais rápida no automóvel.

LIN-Bus (Local Interconnect Network) – Também bastante utilizada para comunicações de baixa velocidade e com baixa importância ao nível de prioridade de informação, como por exemplo os sistemas de infotainment ou comunicações privadas entre unidades de comando do mesmo sistema.
VAN-Bus (Vehicle Area Network) – É um protocolo desenvolvido por marcas automóveis francesas. Não teve enorme expansão dado às suas equivalências ao nível da velocidade de comunicação com a CAN-Bus de baixa velocidade.
MOST (Media Oriented Systems Transport) - É também uma rede de muito alta velocidade que tem por base de funcionamento a fibra óptica. Por limitações físicas do sistema, a implementação no automóvel é limitada a aplicações como p.ex. o infotainment.
FlexRay – Surgiu em 2006 com uma velocidade dez vezes superior à da comunicação CAN, com a vantagem de utilizar cabos elétricos para ligação convencionais, tal como no sistema CAN. Assim se permitiu uma vantagem de implementação face à MOST, daí ser preferencialmente utilizada em sistemas Drive by Wire, Cruise Control Adaptativo, etc.

Ethernet – Implementada recentemente nos automóveis, esta tecnologia é proveniente da informática, e permite uma velocidade de transferência de dados 10x superior ao Flexray.
Byteflight – Foi desenvolvido pela BMW, para satisfazer os altos requisitos de velocidade requeridos pelos sistemas de segurança. A sua rede ponto a ponto permite isolar as comunicações entre unidades.
O diagnóstico de uma rede multiplexada pode, por vezes, ser bastante complicado, pelo que é essencial o técnico efetuar uma correta abordagem ao sistema, identificando qual ou quais os protocolos utilizados. Muitas vezes, o recurso a informação técnica é a única forma de determinar protocolos, contudo existem técnicas que os permitem reconhecer através de oscilogramas. Este assunto será tratado em artigos específicos para cada protocolo.